SOBRE O EVENTO

Há 30 anos, a Constituição Federal de 1988, por meio do artigo 206, inciso VII, inseriu, na agenda das políticas públicas educacionais, a preocupação com a “garantia de padrão de qualidade” como um dos princípios que orientam a educação no Brasil, constituindo um avanço na consolidação de um direito social fundamental. Neste contexto, a avaliação educacional, em suas múltiplas dimensões, caracteriza-se como ferramenta fundamental para o monitoramento e análise dos processos educativos, possibilitando seu aprimoramento e a consequente busca pela garantia da qualidade do ensino.

A Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE), criada em 2003, tem se constituído como fórum de discussão entre pesquisadores e profissionais dedicados ao desenvolvimento de pesquisas e propostas de avaliação educacional e comprometidos com a melhoria da educação em território nacional. Nos diversos encontros já organizados pela Associação, os temas discutidos dialogaram com o princípio constitucional do direito à educação de qualidade.

No entanto, após 30 anos da promulgação da Constituição, surge a necessidade de redimensionar o desafio da qualidade, considerando os avanços e limites das políticas públicas que têm sido propostas visando à melhoria da educação em seus diversos níveis.

Em sua X Reunião, a proposição do tema “Avaliação Educacional no Brasil: o desafio da qualidade”, objetiva atualizar o debate da qualidade na Educação Básica e Superior, tendo como foco as discussões em três eixos: as relações entre currículo e avaliação, por meio do debate acerca das implicações da BNCC, recém-aprovada, para as avaliações em larga escala; a qualidade da educação profissional e os desafios de qualidade postos ao Ensino Superior no Brasil.

Além das conferências, a X Reunião da ABAVE contará, em sua programação, com minicursos e apresentações de trabalhos e pôsteres, possibilitando a divulgação da produção científica e o intercâmbio de experiências e informações entre pesquisadores, docentes e estudantes de diferentes áreas do conhecimento, interessados em avaliação educacional.

Convidamos a todos os interessados nos desafios a serem enfrentados atualmente na busca pela qualidade educativa, a participar da X Reunião da ABAVE, a realizar-se em São Paulo, na última semana de 28 a 30 de agosto de 2019, no Centro de Convenções da Câmara Americana de Comércio.

PROGRAMAÇÃO

28 DE AGOSTO 29 DE AGOSTO 30 DE AGOSTO
08h00 às 10h00
Minicurso e Oficinas
08h00 às 10h00
Mesas Redondas
08h00 às 10h00
Mesas Redondas
10h00 às 10h30
Coffee Break
10h00 às 10h30
Coffee Break
10h00 às 10h30
Coffee Break
10h30 às 12h00
Minicurso e Oficinas
10h30 às 12h00
Conferência
10h30 às 12h00
Sessão de comunicações orais
12h00 às 13h00
Almoço
12h00 às 13h00
Almoço
12h00 às 13h00
Almoço
13h00 às 16h00
Minicursos e oficinas
13h30 às 15h00

13h30 às 15h00
Diálogos Internacionais (ou Mesas redondas)
15h00 às 16h00
Assembleia da ABAVE
15h00 às 16h00
Sessões conversas
Painel de pesquisas
16h00 às 16h30
Coffee Break
16h00 às 16h30
Coffee Break
16h00 às 16h30
Coffee Break
16h30 às 18h30
Sessão de pôsteres e Lançamento de livros
16h30 às 18h30
Sessão de comunicações orais
16h30 às 18h30
Mesas redondas
18h30 às 19h00
Abertura
18h30 às 19h00
Sessão de homenagem
18h30 às 19h00
Conferência
19h00 às 20h00
Conferência de abertura
19h00 às 20h00
Conferência
19h00 às 20h00
Encerramento do evento
20h00 às 22h00
Queijos e vinhos
20h00 às 22h00
Jantar por adesão
 

CHAMADA DE TRABALHOS

X REUNIÃO DA ABAVE
Avaliação Educacional no Brasil: "O DESAFIO DA QUALIDADE"

LISTA DOS TRABALHOS APROVADOS

TRABALHO AUTORES MODALIDADE
Utilização da modelagem Rasch Multifacetas (MFRM) para correção de redações Wellington Silva (PUC-Rio/ Caed/UFJF), Alicia Bonamino (PUC-Rio), Joaquim José Soares Neto (UnB) Comunicação Oral
Análise da relação entre a autoeficácia docente e variáveis contextuais relacionadas aos professores Adriana Raquel Morales (Centro Universitário Adventista), Girlene Ribeiro de Jesus (UnB),Francislê Neri de Souza (Universidade de Aveiro) Comunicação Oral
Codemaster: um modelo de avaliação do pensamento computacional na Educação Básica através da análise de código de linguagem de programação visual Nathalia da Cruz Alves (UFSC), Christiane Anneliese Gresse von Wangenheim (UFSC), Jean Hauck (UFSC), Adriano Ferreti Borgatto (UFSC), Dalton Francisco de Andrade (UFSC) Comunicação Oral
Relação entre infraestrutura, desempenho e reprovação escolar Flavia Pereira Xavier (UFMG), Maria Teresa Gonzaga Alves (UFMG), Túlio Silva de Paula (UFMG), Cecília Coutinho de Miranda (UFMG) Comunicação Oral
A avaliação da fluência em leitura no Pmalfa 2018: descrição e resultados de uma experiência inédita no Brasil Wagner Silveira Rezende (CAEd/UFJF), Luiz Vicente Fonseca Ribeiro (CAEd/UFJF), Ana Luisa Marlière Casela (CAEd/UFJF), Naira da Costa Muylaert Lima (PUC-Rio) Comunicação Oral
O processamento da avaliação padronizada utilizando o software CHIC: uma releitura dos resultados e a reflexão sobre a elaboração de novos instrumentos Thiago Fernando Ferreira Costa (NTA-SME/SP), Lenir Morgado da Silva (NTA-SME/SP), Claudio Maroja (NTA-SME/SP), Marcelo Rivelino Rodrigues (NTA-SME/SP), Fábio Oliveira Silva (EMEF-SME-SP) Comunicação Oral
Rotatividade docente na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro Marcela Cunha (IFRJ) Comunicação Oral
First two years in school: a preliminary analysis of the impact of preschool and early childhood provision on children´s development in Rio de Janeiro Tiago Lisboa Bartholo (UFRJ), Mariane Campelo Koslinski (UFRJ), Felipe Macedo de Andrade (UFRJ) Comunicação Oral
Evidências de validade de conteúdo da Provinha Brasil de leitura Clara Machado da Silva Alarcão (Inep), Girlene Ribeiro de Jesus (UnB) Comunicação Oral
Ambiente familiar e proficiência escolar: o papel das habilidades socioemocionais Marcos Paulo Cambrainha da Costa (FEARP/USP), João Pedro Souza Lavinas (FEARP/USP), Daniel Domingues dos Santos (FEARP/USP) Comunicação Oral
A formação de professores para avaliação da leitura no processo de alfabetização: uma experiência a partir da construção de um Teste Adaptativo Informatizado (TAI) Ocimar Munhoz Alavarse (Feusp), Érica Maria Toledo Catalani (Feusp), Ailton Carlos Santos (Feusp), Thiago Fernando Ferreira Costa (Feusp e SME-SP) Comunicação Oral
Taxonomia de Bloom e níveis do pensamento químico: uma análise dos descritores de Química presentes na matriz do PAEBES Andréia Francisco Afonso (CAEd/UFJF), Ana Carolina Araújo da Silva (CAEd/UFJF), Rita de Cássia Reis (CAEd/UFJF), Juliana Vicini Florentino (CAEd/UFJF) Comunicação Oral
Mindset e Expectativas: a influência de teorias de inteligência sobre a qualidade educacional Vinícius Godoy Princiotti (FEARP/USP), Leonardo de Vitto (ESALQ), Daniel Santos (FEARP/USP), Luiz Guilherme Dacar da Silva Scorzafave (FEARP/USP) Comunicação Oral
Avaliações da Educação Infantil em municípios paulistas: caracterização Cláudia Oliveira Pimenta (FCC) Comunicação Oral
A evolução do desempenho dos alunos da Fundação Bradesco e sua constatação em uma avaliação internacional no ano de 2017 Nilma Fontanive (Fundação Cesgranrio), Suely da Silva Rodrigues (Fundação Cesgranrio),Leandro Lins Marino (Fundação Cesgranrio), Ana Lúcia Deláscio (Fundação Bradesco),Amanda Glasser Natal (Fundação Cesgranrio) Comunicação Oral
Entre a casa e a pré-escola: onde começa a qualidade? Renata Correa Gomes (UFRJ), Blenda Luize Chor Rodrigues (UFRJ) Comunicação Oral
Um estudo da precisão das medidas do Enem Tufi Machado Soares (UFJF) Comunicação Oral
Informações, habilidade e evasão: evidências para o Ensino Superior Juliana Lago dos Santos (UFBA), Claudia Malbouisson Andrade (UFBA), Lilia Carolina Carneiro Da Costa (UFBA) Comunicação Oral
Prova Brasil: uma análise da complexidade cognitiva de itens de matemática por meio da Taxonomia SOLO Solange Maria Mol (UFOP), Daniel Abud Seabra Matos (UFOP) Comunicação Oral
Modos de pensar: estudantes, professores e a influência da teoria de inteligência sobre resultados educacionais Tássia Cruz (EPPG/FGV), Tonia Casarin, Eduardo Sá, Juliana Portella (EBAPE/FGV), Bernardo Andretti (EBAPE/FGV) Comunicação Oral
Escala para avaliar a gestão escolar democrática na rede estadual de ensino de Santa Catarina com o uso da Teoria da Resposta ao Item Maristelee Barbosa de Oliveira (SED/SC), Silvana Ligia Vincenzi (UFSC), Lizandra da Silva Menegon (UFSC), Dalton Francisco de Andrade (UFSC), Sandra Mara Cardoso (SED/SC) Comunicação Oral
Eficácia escolar nos anos finais do ensino fundamental: um estudo longitudinal nas regiões Norte e Nordeste (2011 – 2015) Maria Eugénia Ferrão (UBI e CEMAPRE), Gabriela Thamara de Freitas Barros (Inep), Alvana Maria Bof (Inep), Adolfo Samuel de Oliveira (Inep) Comunicação Oral
Percepções e práticas dos professores frente ao modelo de avaliação adotado no município do Rio de Janeiro Andréa Baptista de Almeida (UFRJ), Diana Cerdeira (UERJ), Rodrigo Rosistolato (UFRJ) Comunicação Oral
Letramento Científico no Brasil e no Japão a partir dos resultados do PISA Andriele Ferreira Muri Leite (UNIR), Alicia Bonamino (PUC-Rio), Tufi Machado Soares (UFJF) Comunicação Oral
Estratificação horizontal da educação superior no Brasil Flavio Carvalhaes (UFRJ), Carlos Antônio Costa Ribeiro (IESP/ UERJ) Comunicação Oral
Monitoramento da Educação Integral no Brasil: uma proposta a partir de múltiplas dimensões de qualidade Adriana Bauer (FCC), Rafael Palhares (SME/SP), Emanuel Pinheiro Jr. (EMEF SME/SP) Comunicação Oral
O Saresp e sua relação com as políticas de avaliação dos municípios paulistas Paulo Henrique Arcas (UFLA) Comunicação Oral
Em busca da qualidade da Educação Profissional e Tecnológica: sistemas de avaliação do SENAI Daniel Monteiro da Silva (Senai-SP), Rita de Cássia Oliveira da Silveira (Senai-SP) Comunicação Oral
Construção de uma escala de equidade de gênero por meio da TRI Raquel da Cunha Valle (FCC), Sandra Unbehaum (FCC), Thais Gava (FCC) e Amélia Artes (FCC) Comunicação Oral
Avaliação da cobertura do currículo no Brasil e seu impacto sobre a igualdade de oportunidades Lara Elena Ramos Simielli (FGV/EAESP) Comunicação Oral
Instrumentos de pesquisa de práticas pedagógicas de docentes de uma instituição de educação profissional Anderson Córdova Pena (Senac/DN), Paula Jatahy (Senac/DN), Thuany Aguiar (Senac/DN), Solange Kanso (Senac/DN) Comunicação Oral
Educação Infantil e seus impactos sobre o desenvolvimento infantil: uma avaliação aplicada a redes municipais do Nordeste Rafael de Sousa Camelo (Instituto Plano CDE) Comunicação Oral
Eficiência da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul Daiane Boelhouwer Menezes (DEPLAN/SEPLAG-RS), Juliana Feliciati Hoffmann (DEPLAN/SEPLAG-RS), Carina Ribas Furstenau (DEPLAN/SEPLAG-RS), Gisele da Silva Ferreira (DEPLAN/SEPLAG-RS) Comunicação Oral aprovada como Pôster
O uso de recursos tecnológicos para qualificação da avaliação e do monitoramento do desempenho escolar Paulo Sérgio Garcia (USCS), Luiz Antônio Franco da Cruz (Centro de Pesquisa, Formação e Inclusão Digital do Ensino Fundamental), Wesley Adriano Martins Dourado (Centro de Pesquisa, Formação e Inclusão Digital do Ensino Fundamental), Nonato Miranda (USCS) Comunicação Oral aprovada como Pôster
Como avaliar práticas docentes? Uma análise comparativa de instrumentos Esmeralda Correa Macana (Fundação Itaú Social), Flavio Comim (Universidade Ramon Llull e Universidade de Cambridge), Patrícia Mota Guedes (Fundação Itaú Social), Clerito Leonardo de Morais Rossati (Fundação Itaú Social) Comunicação Oral aprovada como Pôster
Elementos de fragilidade e de fortaleza do uso dos rankings acadêmicos para a qualidade da educação superior Armando Gonçalves (PUC Campinas), Rodrigo Ceregatti Franco (PUC Campinas), Adolfo Ignacio Calderón (PUC Campinas) Comunicação Oral aprovada como Pôster
A (des) igualdade de conhecimento entre escolas: uma análise longitudinal do desempenho dos estudantes no PAEBES-Alfa Naira Muylaert (PUC-Rio), Diana Cuervo (PUC-Rio), Maria Océlia Mota (PUC-Rio) Comunicação Oral aprovada como Pôster
Avaliações em larga escala em ciências humanas em um centro de pesquisa em avaliação: a construção de um guia de orientação do trabalho de analistas e auxiliares de instrumentos de avaliação Andreia Cristina Teixeira Tocantins (CAEd/UFJF), Rosângela Veiga Júlio Ferreira (Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF), Daniel Eveling da Silva (CAEd/UFJF) Comunicação Oral aprovada como Pôster
Applying Test Equating Methods Using R Jorge González Minicurso
Avaliação da qualidade da Educação Infantil no Brasil: concepções teórico-metodológicas e desafios para políticas educacionais Maria Luiza Rodrigues Flores,Sandra Zákia Sousa e Cláudia Oliveira Pimenta Minicurso
Avaliação Sistêmica de Programas: conceitos e instrumentos para promoção da qualidade na educação Paulo de Martino Januzzi Minicurso
Como monitorar a qualidade educacional utilizando os dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos – PISA Denise Cristina Corrêa da Rocha Minicurso
Desigualdade no Brasil - um retrato a partir dos recortes da educação e da renda Victor Maia Senna Delgado Minicurso
Geração Automática e Modelagem de Dificuldade de Itens Carlos Eduardo Mathias Motta Minicurso
How to Improve Educational Public Policy Evaluation Trinidad González e Ernesto San Martin Minicurso
Introdução aos grafos causais com aplicações em dados educacionais Augusto Carvalho Souza e Angela Melo Coelho Minicurso
O Desafio da Qualidade no Ensino Superior Privado por Meio da Avaliação por Competências Ana Paula Moraes da Silva Maccafani, Carolina Furlanetto de Mello, Fernanda Migliorança e Mariana Coralina do Carmo Minicurso
MELQO-BR: novos horizontes na avaliação da qualidade da educação infantil Daniel Santos,Alejandra Velasco,Beatriz Abuchaim,Priscila Carvalho de Castilho Minicurso
O uso da Taxonomia SOLO na avaliação educacional Daniel Abud Seabra Matos Minicurso
Replicando os resultados do SAEB com o uso do R Alexandre Jaloto e Laene Ascenso Lustosa Minicurso
Taxonomias educacionais como ferramentas para definição de objetivos educacionais de qualidade Girlene Ribeiro de Jesus,Letícia Alves Santos,Renata Manuelly de Lima Rêgo e Victor Vasconcelos de Souza Minicurso
Conhecendo e aplicando Critérios técnico-políticos na Avaliação de Mérito de Políticas Públicas Paulo de Martino Jannuzzi,Patrícia Pássaro da Silva Toledo,Glauco da Silva Aguiar e Andreia Ferreira de Oliveira Oficina
O Custo da Oferta Educacional em Condições de Qualidade: a proposta do Simulador de Custo-Aluno Qualidade (SimCAQ) Thiago Alves,Adriana Dragone Silveira e Gabriela Schneider Oficina
Qualidade das avaliações múltipla-escolha: uma avaliação com base na Teoria Clássica dos Testes, Teoria da Resposta ao Item e Índices de Facilidade e Discriminação Adriana Backx Noronha Viana e Daielly Mantovani Oficina
Análise das evidências de validade da prova de pedagogia do Enade Nathalia de Paula Vieira, Girlene Ribeiro de Jesus (UnB) Pôster
Gestão da elaboração de itens para a construção dos exames de residência médica do HCFMRP-USP: Análise psicométrica de 2016 a 2019 Regina Albanese (USCS), Larissa Bueno Fernandes, Marcos de Carvalho Borges (FMRP-USP),Valdes Roberto Bollela (FMRP-USP) Pôster
Os desafios da avaliação externa da aprendizagem, em larga escala, articulada com a formação docente em avaliação educacional: o caso da Avaliação Nacional dos Cursos Técnicos na Área da Saúde de Moçambique Michelly Francini Brassaroto do Amaral (Feusp), Ocimar Munhoz Alavarse (FEUSP), Fernando Augusto Silva (IF-USP) Pôster
Acesso ao ensino superior: cotas e desigualdades persistentes na Universidade de Brasília Marina Barros de Oliveira (UnB), Ana Maria Nogales Vasconcelos (UnB), Maria Teresa Leão Costa (UnB) Pôster
Análise de DIF entre anos escolares no SARESP 2018: uma suspeita Rodrigo de Souza Bortolucci (Fundação Vunesp), Natália Noronha Barros (Fundação Vunesp), Nayara Negrão Pereira (Fundação Vunesp) Pôster
Evidências de validade com base na estrutura interna do teste de leitura da Avaliação Nacional da Alfabetização 2016 Alexandre Jaloto (Inep), Michele Hartmann Feyh (Inep), Frederico Neves Condé (Inep), Natália Caixeta Barroso (Inep) Pôster
Fatores Associados ao Desempenho no Ensino Médio na Área Metropolitana de Brasília: Estudo Multinível com Dados do SAEB 2017 Davi Souza Botelho (ENCE/IBGE), Elisete Rodrigues de Souza (CEAM/ UnB), Ana Maria Nogales Vasconcelos (UnB), Maria Teresa Leão Costa (UnB) Pôster
Inventário de conceitos como ferramentas de diagnóstico da qualidade da aprendizagem em física Daniela Szilard Le Cocq D’Oliveira (CBPF), Hugo dos Reis Detoni (UFRJ), Gustavo Rubini (UFRJ), Marta Feijó Barroso (UFRJ) Pôster
Proficiência em matemática de professores de séries iniciais em um município brasileiro: estudo de caso Marcelo Menezes Reis (UFSC), Marcos Roberto Machado (UFSC) Pôster
Sistema municipal de avaliação educacional de São Luís (SIMAE): Avaliação da Educação Infantil Vera Lúcia Gonçalves Pires (SEMED), Valéria Silva de Sousa (UEMA), Vera Lúcia Cruz da Fonseca (SEMED) Pôster
O impacto da redução de carga cognitiva estranha em itens de matemática do Enem no desempenho de homens e mulheres Emiliano Augusto Chagas (IFSP), Maurício U. Kleinke (Unicamp) Pôster
Uma medida do desempenho escolar nos municípios brasileiros Bianca Nascimento de Souza (SME e PPGMGA-UFSC), Pedro Alberto Barbetta (PPGMGA-UFSC e VUNESP) Pôster
Construção de uma escala de proficiência do ENADE 2014 para Ciências Biológicas por meio da TRI Kauê Tortato Alves (UFSC), Adriana Ferrazza (UFSC), Adriano Ferreti Borgatto (UFSC) Pôster
Uma análise das diretrizes para o ensino de pensamento computacional propostas pela SBC na educação básica Nathalia da Cruz Alves (UFSC), Christiane Gresse von Wangenheim (UFSC), Adriano Ferreti Borgatto (UFSC), Dalton Francisco de Andrade (UFSC), Jean Hauck (UFSC) Pôster
Relação entre exposição à violência e habilidades socioemocionais: o caso dos estudantes de Sertãozinho (SP) Wander Plassa (FEARP/USP), Carolina Moraes Sarmento (UFJF), Luiz Guilherme Scorzafave (FEARP/USP), Daniel Domingues dos Santos (FEARP/USP) Pôster
Avaliação na Educação para o Desenvolvimento Integral Natacha Costa (Aprendiz), Julia Pinheiro Andrade (Aprendiz), Daniel Brandão (Move Social), Walquiria Tiburcio (Move Social), Juliana Moraes (Move Social) Pôster
Avaliação de contexto na educação infantil: perspectiva para a melhoria da qualidade educativa Jordanna Castelo Branco (UFRJ), Patrícia Corsino (UFRJ) Pôster
O sistema nacional de avaliação da pós-graduação no contexto da Nova Gestão Pública Maria Eliza Nogueira Oliveira (UNOESTE), José Carlos Rothen (UFSCar) Pôster
Validação das escalas de percepção de violência e conflitos nas escolas Luís Gustavo do Amaral Vinha (UnB) Pôster
O que a TRI não nos conta? O que os itens excluídos pela TRI dizem sobre o ensino de Matemática? Rodrigo de Souza Bortolucci (Fundação Vunesp), Guaracy Tadeu Rocha (Fundação Vunesp), Christiane Bellorio Stevão (Fundação Vunesp), Natália Noronha Barros (Fundação Vunesp), Nayara Negrão Pereira (Fundação Vunesp) Pôster
Absenteísmo por doenças em docentes do ensino fundamental: o caso do Município de Ribeirão Preto – SP Amaury Patrick Gremaud (FEARP/USP), Raquel Amélia Costa (FMRP/USP) Pôster
A avaliação dos relatórios semestrais de crianças elaborados por professores de pré-escola da rede municipal de São Paulo Eliana Bhering (FCC e Faculdade de Educação/UFRJ), Cristiano Alcantara (SME-SP), Blenda Luize Chor Rodrigues (FCC), Fernanda Diz Almeida da Silva (SME-SP) Pôster
Elaboração do teste de leitura do PISA 2018: a experiência brasileira Aline Mara Fernandes (Inep); Patrícia Vieira Nunes Gomes (Inep) Pôster

LOCAL

HOSPEDAGEM

Sugestão de hotéis próximo ao evento.

PALESTRANTES

Simon Roy Simon Roy is an analyst in the Education and Skills Directorate of the Organisation for Economic Cooperation and Development (OECD). In 2018, he was a member of the international team that analysed the key nationwide quality assurance systems in higher education in Brazil and co-author of the report on “Rethinking Quality Assurance for Higher Education in Brazil” (December 2018). Since joining the OECD in 2017, he has also worked on reviews of higher education in Portugal and Mexico and is currently working on a large-scale study of the alignment between higher education and the labour market in the USA. Previously he worked at the European Commission (part of executive branch of the European Union), coordinating cooperation in higher education policy between European countries.